Carta de despedida do Monsenhor Mateus Siqueira


Dioecesis Novi Eboraci

_____________

Nova York, 19 de agosto de 2025

Caríssimo Monsenhor Mateus Siqueira,


Com gratidão e alegria, recebemos a notícia de sua nomeação como Bispo Auxiliar da Prelazia de São Sebastião do Rio de Janeiro, feita na noite de ontem (18/08/2025). É sempre motivo de júbilo para a Igreja quando um de seus filhos é chamado ao ministério episcopal, sinal da confiança do Santo Padre e da presença viva do Espírito Santo que conduz a missão da Igreja.


Ao mesmo tempo, é inevitável que nossa Diocese de Nova York não sinta pela despedida de um de seus pastores mais dedicados e próximos. Desde que chegou a esta Diocese, enviado junto a outros sacerdotes para colaborar na sua criação, o senhor marcou sua trajetória com profunda entrega, zelo pastoral e amor à Igreja.


Como cônego de nosso Cabido, cura da Catedral, vigário geral e secretário da Diocese, sua presença foi fundamental para a organização e o cuidado desta jovem Igreja particular. Com espírito de serviço, ajudou a construir os alicerces que hoje sustentam nossa comunidade, cuidando tanto da dimensão administrativa quanto da vida espiritual e pastoral do nosso povo.


A notoriedade que alcançou em nosso meio não foi fruto de cargos ou títulos, mas do testemunho de humildade, proximidade e dedicação. O senhor soube, com sabedoria, orientar, escutar e guiar, tornando-se um verdadeiro irmão e colaborador próximo deste bispo.


Em nome de toda a Diocese de Nova York, agradeço profundamente por sua vida doada em favor desta Igreja e, ao mesmo tempo, elevo a Deus preces para que seu novo ministério seja abençoado e fecundo. Que a Mãe do Redentor o acompanhe sempre em sua missão de ser pai, pastor e guia do povo que agora lhe é confiado.


Receba nosso carinho, nossa gratidão e nossas orações.


In corde Christi,
  Lucas Tristan
Bispo Diocesano

Postagem Anterior Próxima Postagem